Ministro anuncia que três cidades de MS serão contempladas com programa digital

Leonardo Gomes 

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, cumpre agenda nesta quinta-feira (19), em Campo Grande, onde realiza uma série de reuniões com representantes do setor. Na chagada ele anunciou que três cidades de Mato Grosso do Sul serão contempladas no projeto “Cidade Digital 2016”, promovido pelo Governo Federal. 

Figueiredo indicado pelo PDT, depois que o partido aliado deixou o Ministério do Trabalho, ressaltou que este programa digital está incluído entre os projetos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), com a intenção de modernizar a gestão pública municipal, oferecendo a população acesso a serviços eletrônico, para melhorar a eficiência. 

Nesta “Cidade Digital” se prevê a instalação de infraestrutura de conexão de rede entre os órgãos públicos, para gestão do setor financeiro, tributário, educação e saúde. Segundo o ministro, 262 cidades foram escolhidas para ganharem estas inovações em 2016. Em Mato Grosso do Sul as contempladas serão Aquidauana, Sidrolândia e Terenos. 

Figueiredo ponderou que além dos projetos de gestão, a busca por uma internet de alta velocidade a 70% dos municípios e 95% da população se trata de sua meta até o final de 2018, quando termina sua gestão, se continuar no cargo até o fim do mandato da presidente Dilma Rousseff (PT). 

O ministro veio a Campo Grande acompanhado pelo deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT), além do novo presidente dos Correios, Giovanni Queiroz, sendo recebidos por lideranças do PDT, seguindo para o governo estadual, onde teve reuniões com grupos segmentados do setor de comunicação, como televisões públicas e locais, assim como rádios comunitárias. 

Ele esteve com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e secretários estaduais, onde conversaram sobre radiodifusão e televisão digital, além de projetos da pasta que podem favorecer ou contribuir com a gestão estadual.