Governo cria comitê de saúde para atuar junto aos moradores de rua em MS

Leonardo Gomes 

O governo estadual, por meio da SES (Secretaria Estadual de Saúde) criou um comitê técnico para atuar junto a população em situação de rua, no Estado. Este grupo terá que propor ações que visem garantir atendimento de saúde deste público, levando aos serviços do SUS (Sistema Único de Saúde).  
Este comitê terá que elaborar e pactuar propostas de intervenção conjunta em diversos setores do SUS, com o acompanhamento e a avaliação de ações programáticas. Este poderá convidar entidades ou pessoas do setor público e privado, que atuem profissionalmente em atividades relacionados ao tema. 

As reuniões ordinárias do grupo irão acontecer no mínimo três vezes no ano, sendo que os integrantes do comitê não receberam remuneração para este exercício, sendo considerado trabalho relevante de interesse social. Na primeira reunião será definido o cronograma de trabalho e sua agenda de atividades. 

Este grupo será composto por representantes de diversas superintendências da Secretaria Estadual de Saúde, assim como da Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Trabalho e Assistência Social), Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de MS), Coegema (Colegiado Estadual de Secretários Municipais de Assistência Social), Conselho Estadual de Saúde, assim como entidades que já atuam com este público.